Dor nas costas? Como se aliviar facilmente em casa e no escritório

Entre a dor lombar, a ciática e a lombalgia, a dor lombar se afirma como a doença do século. Que exercícios você pode fazer no escritório e em casa quando suas costas estão realmente cheias?

Sempre inclinado para a tela no escritório ou no smartphone em transporte? O corpo sofre dolorosamente. Nosso estilo de vida cada vez mais sedentário favorece dores nas costas, que afetam 80% dos franceses, homens e mulheres.

Por que temos dores nas costas?

À medida que envelhecemos, além do desgaste natural das articulações e dos discos intervertebrais, a dor nas costas pode ser favorecida pelo ganho de peso e pela tentação de praticar cada vez menos esportes.

O estresse também pode ser causado diretamente por problemas nas costas. “Ansioso, tendemos a manter os músculos tensos por muito tempo. Muitas vezes, a dor nas costas também vem de uma forma de somatização ” , explica a fisioterapeuta Jérémie Feutry. À medida que a expressão “ ter as costas inteiras ” se traduz muito bem, o castigo se torna a tradução física de um problema psicológico.

“Diante de todos esses fatores, a melhor maneira de prevenir dores nas costas é atividade física moderada e regular”, diz o especialista. “Pouco traumático para as articulações, ginástica suave, ioga e natação permitirá fortalecer os músculos abdominais e musculares das costas para aliviar as vértebras lombares.” Dependendo de cada patologia, pequenos gestos simples no escritório, como em casa, podem também ajuda a aliviar a dor.

Palavras sobre essas dores nas costas

lumbago (fenda do disco intervertebral), a herniação do disco (deslocamento de uma parte do disco intervertebral) e ciática (compressões nervosas) são as doenças do disco intervertebral o mais comum. Essas doenças violentas do disco geralmente não desaparecem com o repouso e requerem atenção médica imediata.

Menos grave, dor difusa que impedem tomada todos os dias de forma mais geral lombalgia resultante benigna de má postura: “Na origem nos músculos ou articulações, que a dor que é no rim vem principalmente de má postura quando você fica sentado o dia inteiro ou se trabalha em cadeia “, diz a fisioterapeuta Jérémie Feutry.

dor lombar mecânica , também conhecido como ou mais coloquialmente ” rim passeio, ” a partir de um movimento repentino. Durante uma atividade física traumática, suas costas ficam penduradas e você só precisa rastejar para o consultório do seu médico.

dor nas costas inflamatória , difusa no início, cresce gradualmente. Se a dor nas costas é particularmente dolorosa à noite e desaparece ao se levantar, é certamente uma dor inflamatória nas costas que um médico pode identificar claramente a origem.

Gestos simples no escritório

“Quando você não está bem sentado, a pressão do corpo não é distribuída corretamente, o que leva à dor. Por envolver contrações musculares contínuas, a posição sentada, mantida por muito tempo, prejudica as costas ”, analisa o fisioterapeuta.

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No escritório, você mantém o pescoço bem alinhado com a coluna, os cotovelos nos braços e a parte superior da tela ao nível dos olhos para manter os ombros o mais relaxados possível. As coxas e os braços devem ficar o mais paralelos possível ao chão. Evitamos cruzar as pernas, o que desequilibra a coluna e piora a dor nas costas.

“Sentado ou em pé, você também pode realizar exercícios de auto-ampliação: imaginando que tem um livro na cabeça, você empurra para cima para alongar os músculos”. Idealmente, fazemos uma pausa a cada duas horas, no mínimo, para esticar as pernas e as costas. Aproveite a menor pausa para o café ou vá ao banheiro para alongar as costas e relaxar os ombros. Você entrelaça as mãos e estica os braços sobre a cabeça para esticar para trás e inclina o tronco para a esquerda e direita. “Deitar-se por alguns minutos também pode liberar a coluna do peso do corpo. Os discos podem retornar à sua forma original e hidratar-se ”, sugere Jérémie Feutry.

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