Os 6 alimentos indispensáveis para ter uma pele saudável e mais bonita

Os 6 alimentos indispensáveis para ter uma pele saudável e mais bonita

Frutas cítricas e vermelhas são boas escolhas para atingir a tão sonhada pele de pêssego. Confira também quais alimentos devem ser evitados

Conheça os alimentos mais indicados para ter uma pele saudável.

Sabe aquela história de “você é o que você come”? A frase se encaixa perfeitamente quando o assunto é a importância da alimentação na busca por uma pele saudável. Uma alimentação balanceada reflete, sim, na saúde em geral, mas principalmente no maior órgão do corpo humano: a pele.

“A pele reflete aquilo que consumimos”, esclarece a nutricionista Dani Caparros,. Consumir alimentos gordurosos, por exemplo, estimula a fabricação de mais sebo através das glândulas sebáceas, resultando em uma pele oleosa.

Tais desequilíbrios nutricionais e alimentares podem ainda provocar desordens como acne, excesso de gordura, sinais do envelhecimento e flacidez. Por isso, adotar tanto em uma alimentação balanceada quanto a ingestão adequada de líquidos durante o dia faz toda a diferença para ter uma pele bonita e sadia.

“Quando a alimentação não é saudável, a pele não tem acesso à nutrientes indispensáveis, tornando-se, muitas vezes, desidratada, oleosa, acnéica (com espinhas) e flácida”, explica a expert.

Alimentos que devem ser evitados
Tanto quanto equilibrar os tipos de alimentos que vai se consumir, cortar do cardápio – ou reduzir a quantidade – de algumas comidas se faz fundamental na busca por uma pele mais saudável. Para ter a tão sonhada pele de pêssego, a dica da nutricionista é evitar:

bebidas alcoólicas;
alimentos ricos em açúcar ou farinha branca (como sorvetes, refrigerantes, pães, doces, massas, bolachas, bolos, etc.);
alimentos ricos em gorduras saturadas (carnes bovinas, frituras, carnes suínas, chocolates, etc.);
alimentos ricos em sódio (como os enlatados);
produtos industrializados em geral.
Pele boa exige pelo menos 6 alimentos certos
Dani explica ainda que, no geral, alimentos fontes de silício, proteínas, vitamina C, magnésio, zinco e selênio contribuem para ter uma pele saudável. Confira, abaixo, a lista preparada pela especialista.

1) Água. Previne o envelhecimento precoce e a temida celulite, além de auxiliar na hidratação da pele, deixando-a com um aspecto muito mais saudável. É comum que com o avançar da idade ela tenha o seu teor de água reduzido. Mais um motivo para ingerir bastante água no decorrer do dia (cerca de 35 ml por cada quilo).
Sugestão de consumo: para quem tem dificuldade em beber água, a nutricionista sugere o consumo da água ‘saborizada’. Coloque folhas de hortelã, gotas de limão, gengibre ou essências naturais comestíveis.

2) Peixes. São ricos em ácido graxos poli-insaturados tipo ômega 3 (ácido linolênico), nutriente anti-inflamatório que contribui na melhora de possíveis inflamações na pele. Os peixes são ainda boas fontes de proteína, nutriente essencial para manutenção dos tecidos, melhorando a aparência da pele
Sugestão de consumo: procure comer, preferencialmente peixes como sardinha, arenque, salmão e atum. Prepare-os assados, cozidos ou grelhados, mas nunca fritos.

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3) Frutas cítricas (laranja, acerola, morango, kiwi, mexerica, dentre outras). Tratam-se de alimentos ricos em vitamina C, que é antioxidante e auxilia no combate aos radicais livres, evitando que haja perda da integridade celular. A vitamina C ainda participa da formação do colágeno (proteína importante para sustentação da pele).
Sugestão de consumo: salada de frutas, suco de frutas. Ingerir pelo menos uma fruta cítrica por dia.

4) Gengibre. É rico em um composto chamado gingerol, substância responsável pela ação anti-inflamatória (auxilia na prevenção de acnes) e antioxidante (neutraliza a ação da oxidação celular), tendo efeito, portanto, na prevenção do envelhecimento. O gengibre ainda possui vitaminas e minerais que irão auxiliar a nutrir a pele.
Sugestão de consumo: na salada, suco, chás.

5) Frutas vermelhas (cereja, framboesa, amora, uva, mirtillo, morango, açaís, etc.). São ricas em vitamina C (uma vitamina antioxidante) e flavonóides (antocianinas). Os antioxidantes são capazes de neutralizar os radicais livres gerados pelo organismo, impedindo ataque sobre células saudáveis, DNA, lipídeos e proteínas, o que evita a formação de lesões e a perda da integridade celular. A vitamina C presente nelas, também é de fundamental importância para a síntese do colágeno. As antocianinas presentes nas frutinhas também combatem um possível processo inflamatório na pele.
Sugestão de consumo: in natura, na forma de sucos, smothies, vitaminas.

6) Romã. Fruta rica em fitoestrógeno, que reduz os efeitos do envelhecimento ocasionados pela queda de estrogênio. Consumir uma unidade por dia.
Sugestão de consumo: na forma de suco, na salada, in natura.

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